O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral realizou recentemente uma pesquisa que buscou explorar a percepção das empresas sobre produtividade e como ela pode mudar o ambiente de negócios e a relação com os resultados de gestão.

Entre os principais achados do estudo, verificou-se que, para serem produtivas, as empresas que compõem a amostra estão trabalhando com reduções de custos operacionais e de mão de obra, revisão de processos e adoção de ferramentas de qualidade total. Além disto, o ambiente econômico foi apontado como a principal barreira para o crescimento da produtividade.

Participaram da pesquisa 68 respondentes que ocupam funções de liderança em empresas de diversos setores da economia, integrantes do Centro de Referência em Inovação Nacional (CRI Nacional) do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC.

Foram coletadas informações sobre os seguintes temas: as empresas e suas características, estratégia e produtividade, governança e produtividade, processos, avaliação e monitoramento de projetos, transferência e comercialização tecnológica, indicadores de produtividade e fatores de intensidade.

Diante dos resultados verificados, o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC aponta alguns caminhos para que as empresas avancem em direção a uma maior produtividade:

  • ​Investir em ganhos relacionados à inovação.
  • ​Autonomia para a decisão na gestão de projetos.
  • ​Investir na qualificação de mão de obra e em novas tecnologias.

O Núcleo coloca também alguns temas relevantes para o futuro das organizações:

  • ​Desenvolvimento de lideranças que compreendam a importância da produtividade vis a vis a gestão da inovação, estimulando a geração de ideias nas empresas.
  • ​Investir na geração e compartilhamento do conhecimento, além da alocação de recursos em novas tecnologias.
  • ​Estímulo a uma cultura orientada para o longo prazo, na qual temas como gestão do conhecimento, flexibilidade e cooperação de negócios sejam tratados nas empresas.​​
contatos
contatos