Especialização em Gestão com ênfase em Negócios - Belo Horizonte

Belo Horizonte - MG

Próximas turmas: AGO - 12/08

  Início em 12/08: Aulas de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h30.

Local: FDC, Campus Belo Horizonte Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho - BH​

Carga Horária: 450 horas/aula

Investimento: R$31.400,00 (trinta e um mil e quatrocentos reais)

Condições de pagamento:​ Parcelamento em até 24 vezes no cartão ou 18 vezes no boleto, com juros de 0,72% ao mês.
*Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

Próximas turmas: AGO - 25/08

  Início em 25/10: Aulas às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

Local: FDC, Campus Belo Horizonte Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho - BH​

Carga Horária: 450 horas/aula

Investimento: R$31.400,00 (trinta e um mil e quatrocentos reais)

Condições de pagamento:​ Parcelamento em até 24 vezes no cartão ou 18 vezes no boleto, com juros de 0,72% ao mês.
​*Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

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Pós-graduação lato sensu com ênfase em Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos

O Programa de Especialização em Gestão tem por objetivo contribuir de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do participante, auxiliando-o em sua carreira e nos negócios em que atua por meio do desenvolvimento de habilidades e atitudes, além do conhecimento técnico em gestão. Aliando sempre teoria e prática, o participante poderá escolher uma entre cinco Ênfases – Finanças, Marketing e Mercados, Negócios, Pessoas e Projetos – e também parte do conteúdo e o tempo de duração do Programa, a partir de uma carga horária mínima de 450 horas-aula*.

*Equivalente a 375 horas de 60 minutos.

Participantes

​​Programa destinado a profissionais graduados em ensino superior que estão em busca de autodesenvolvimento e que desejam alavancar a carreira, aprofundar conhecimentos em áreas específicas de atuação, se tornar competitivo para novas demandas do mercado de trabalho e ampliar o networking e a base de conhecimento para novos desafios em gestão.

​Resultados

• Reconhecimento pelo mercado e aumento da empregabilidade.
• Ampliação da visão sistêmica e consequente melhoria da capacidade de argumentação em temas relacionados à gestão.
• Aumento da competência para solução de problemas gerenciais.
• Desenvolvimento da competência para construção de planos e estudos de viabilidade para participantes que queiram empreender o próprio negócio.
• Reflexão e planejamento da carreira com foco nos objetivos pessoais e profissionais.

Estrutura do Programa

O Programa é estruturado em quatro blocos denominados Termos, totalizando uma carga horária mínima de 450 horas-aula*, a serem cursadas em até dois anos. A flexibilidade da escolha de parte do conteúdo se dá no Termo 3.

*Equivalente a 375 horas de 60 minutos.

• Termo 1 – Competências Comportamentais do Gestor
Possui maior enfoque comportamental e vivencial. Nele, o participante desenvolve competências individuais, coletivas e profissionais imprescindíveis ao gestor contemporâneo, que contribuirão para o seu desenvolvimento durante o Programa e serão referência ao longo de sua carreira.

• Termo 2 – Competências para a Gestão Responsável e Integrada
O participante conhece os elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de Finanças, Marketing, Negócios (estratégia), Pessoas e Projetos.

Utilizando um estudo de caso como eixo central, os participantes são desafiados a resolver problemas de uma empresa real. Ou seja, a partir de situações-problema que impactam na estratégia da empresa, os participantes são convidados a refletir e construir soluções sustentáveis que envolvam a revisão e a articulação de todas as áreas da gestão.

• Termo 3 – Competências Técnicas para a Gestão
O participante escolhe grande parte do conteúdo, definindo a grade curricular de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, atuais e futuros.

As Ênfases disponíveis são: Finanças, Marketing, Negócios, Pessoas e Projetos. De acordo com a Ênfase escolhida, há uma carga horária a ser cursada de disciplinas obrigatórias, de disciplinas eletivas na própria Ênfase e de disciplinas eletivas em qualquer Ênfase, ampliando o escopo do Programa.

Finanças
​A Ênfase em Finanças tem como objetivo preparar gestores financeiros proativos, com pensamento estratégico e inovador. A Ênfase também pode suprir de conhecimentos financeiros os profissionais de outras áreas de gestão que queiram conhecer e aplicar os fundamentos de finanças na sua prática de gestão, bem como os profissionais que queiram redirecionar a sua carreira para a área financeira.

Marketing e Mercados
A Ênfase em Marketing e Mercados destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam diferenciar a organização no mercado por meio da geração de valor ao cliente e à sociedade.

Negócios
Para prosperar no atual ambiente empresarial os profissionais devem ter uma visão sistêmica e estratégica dos negócios, dominando práticas e metodologias de gestão e sendo capazes de empreender em startups, scale-ups ou organizações já estabelecidas. A Ênfase em Negócios propicia o desenvolvimento dessas competências por meio de experiências de aprendizagem dinâmicas e aplicadas junto a uma ampla variedade de disciplinas, das mais clássicas às mais atuais.

Pessoas
A Ênfase em Pessoas destina-se aos profissionais de todos os setores que buscam ampliar suas competências como gestores de pessoas. Tem por objetivo proporcionar ao participante o desenvolvimento de competências e o acesso a ferramentas e práticas atualizadas como forma de aprimoramento da gestão de pessoas e o alcance de resultados empresariais.​

Projetos
​A Ênfase em Projetos atende profissionais de todas as áreas de atuação que desejam trabalhar em busca da solução de problemas reais de negócios, utilizando técnicas atuais, destacando o PMI (Project Management Institute) e novas metodologias. A Ênfase prepara o participante para executar projetos, programas e portfólios com alto desempenho, contribuindo com os resultados organizacionais no curto, médio e longo prazos.

• Termo 4
Constituído pela disciplina Business Design e tem por objetivo colocar os participantes em uma situação real de mercado, em que possam aplicar, experimentar e ampliar os conceitos aprendidos ao longo do Programa. Trata-se de uma oportunidade especial de aplicação e consolidação do conhecimento em gestão. Tem como produto final um Projeto que pode ser desenvolvido para a própria empresa ou para uma empresa de interesse ou, ainda, criar uma nova empresa.

Portfólio de Experiências e Realizações - PER (Trabalho de Conclusão de Curso – TCC*)​

Um outro diferencial do Programa é o nosso modelo de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que por ser um Portfólio de Experiências e Realizações - PER vai além de uma dissertação acadêmica.

Ao longo do Curso você irá construir o seu PER e neste percurso será desafiado a refletir sobre sua trajetória específica no Programa, vis-à-vis seus objetivos de carreira e formação. Esse processo de construção estimula o pensamento crítico, que constitui uma das competências consideradas fundamentais para os empregos do futuro.

O PER funciona como um instrumento que potencializa o processo de aprendizagem na medida em que facilita as associações e conexões dos conteúdos do Programa com a sua experiência prévia, de uma forma mais consciente e racional, ampliando a consciência da aprendizagem individual e direcionando o aprendizado para seus objetivos pessoais de carreira.

Além de potencializar o processo de aprendizagem, o PER tem capacidade de apoiar a empregabilidade, uma vez que funciona como um registro das conquistas do participante ao longo do Programa, documentando seus pontos fortes e desafios enfrentados, muitas vezes difíceis de serem explicitados em um currículo. A análise de portfólios nos processos de recrutamento e seleção de profissionais vem crescendo ao redor do mundo.

*O TCC tem caráter obrigatório para obtenção da certificação, de acordo com a regulamentação do Ministério da Educação.

Local de realização

Local: Fundação Dom Cabral - Campus Belo Horizonte

Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho - BH​​

Seleção / Inscrição

Etapas

• Preenchimento da ficha de inscrição; ​

• Participação na apresentação do Programa;

• Entrevista de seleção (individual). Para participar da entrevista, é necessário que o candidato tenha completado a sua graduação.

Documentos Necessários

Para a entrevista:

• Curriculum vitae atualizado;

• Histórico escolar (cópia).

Para matrícula
(condicionada à aprovação no processo seletivo)

• Diploma de conclusão de curso superior, Licenciatura Plena ou bacharelado, ou diploma de conclusão de curso sequencial de Formação Específica (original e cópia frente e verso).

• Documento atual com foto e CPF.

Outras Modalidades de Certificação

Para profissionais graduados de todas as áreas, que tenham necessidade de formação pontual, são oferecidas outras possibilidades de certificação no Programa de Especialização em Gestão.

Disciplinas isoladas
Para o profissional de formação superior que tenha necessidades pontuais de conhecimento em gestão, o Programa oferece a possibilidade de cursar disciplinas isoladas (de 18 a 54 horas-aula), obtendo uma declaração de sua participação.

Atualização
Modalidade indicada para o profissional com formação superior que deseja estar em dia com o estado da arte em sua área de atuação e interesse. Cursando uma carga horária de 72 a 198 horas-aula, o participante obtém o certificado de Atualização em Gestão.

Aperfeiçoamento
Destinada ao profissional com nível superior que deseja expandir seus conhecimentos em gestão. O participante obtém o certificado de Aperfeiçoamento em Gestão cursando de 216 a 414 horas-aula.

Especialização em segunda ênfase
O ex-participante do Programa de Especialização em Gestão, ao cursar a segunda Ênfase, aproveita parte da carga horária cursada na primeira. Este aproveitamento está condicionado ao prazo máximo de 60 meses da data de início da primeira Ênfase. A segunda Ênfase está vinculada, também, ao cumprimento do Termo 4, com o desenvolvimento de um novo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).​

Depoimentos

"A escolha pela FDC foi a decisão mais acertada para minha formação profissional. Além dos professores, a flexibilidade da grade e o nível dos colegas de sala contribuíram para a troca de experiências entre diferentes áreas de atuação. Com a conclusão do Programa veio o reconhecimento da empresa, através de uma promoção dentro da estrutura. A FDC é uma instituição altamente respeitada no mercado e ajuda a abrir portas para seus alunos."

Cláudio Mauricio Reimão de Melo, Ênfase em Negócios

"O curso da FDC nos coloca em contato com conteúdo e professores de alto nível, que passam conhecimentos que vão além da literatura existente. Outro ponto de destaque é o networking gerado com os participantes, que nos faz enxergar a teoria aplicada a várias indústrias e realidades diferentes. A Fundação nos estimula a buscar excelência em todas as ações que executamos, um aprendizado que levamos para a vida."

Pedro Reis, Gerente de Marketing, Prodap

"Sempre tive vontade de estudar na Fundação Dom Cabral. Não por causa do título, mas por entender que a interação com pessoas de alto nível de experiência, com uma metodologia que se baseia na prática das empresas, alinhada a professores altamente especializados, poderiam fazer toda a diferença no modo como enxergo o mundo corporativo. Para minha surpresa, o nível de aprendizado e conhecimento foram muito maiores do que esperava, e ainda tive, por meio do Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI), conhecimento sobre meus pontos fortes e pontos que poderia melhorar, mudando radicalmente minha vida profissional. A Fundação foi feita para alunos que querem crescer, pois a instituição tem muito a oferecer além do curso, palestras, pesquisas e networking. Minha sugestão para os alunos é que se dediquem e absorvam todo o conhecimento disponível porque, se desejarem pouco, será um desperdício. "

Julio César Damião, Diretor, Global Capital Consultoria

"A Especialização na FDC sempre fez parte do meu planejamento profissional, desde a graduação em Engenharia. Durante esse período, fui capacitado por professores de excelente nível com experiências práticas, que me permitiram criar competências para alavancar minha carreira como Consultor de Negócios. Além disso, as atividades extracurriculares de Gestão de Carreira e o Módulo Internacional foram imprescindíveis para o êxito do programa."

Leonardo Farias Campos, Consultor de negócios, Smart Inteligência Empresarial

"A participação na Especialização da FDC fez da minha empresa um grande laboratório. Gestão tornou-se palavra constante nas reuniões, assim como processo, estratégia, inteligência competitiva. A interação com os colegas fez surgir boas amizades e parcerias profissionais. Valeu a pena!"

Rafael Araújo, Jornalista, Diretor Executivo, Árvore de Comunicação

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