Pós-Graduação em Gestão com ênfase em Negócios - Belo Horizonte

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação tem por objetivo contribuir de forma efetiva para o crescimento pessoal e profissional do participante, ampliando sua capacidade crítica, visão sistêmica e a clareza sobre o seu papel nas organizações e na sociedade. A Pós-Graduação da FDC equilibra conhecimento técnico e habilidades comportamentais, que são essenciais para a atuação contemporânea de todo gestor.

A Ênfase em Negócios desenvolve competências de gestão por meio de experiências de aprendizagem dinâmicas e aplicadas junto a uma ampla variedade de disciplinas das mais clássicas às mais atuais. Além disso, competências relacionadas à liderança e gestão de pessoas serão trabalhadas de forma transversal durante todo o programa.

Participantes

Programa destinado a profissionais graduados em ensino superior que estão em busca de autodesenvolvimento e que desejam alavancar a carreira, aprofundar conhecimentos em áreas específicas e atuação, tornar-se competitivo para novas demandas do mercado de trabalho e ampliar o networking e a base de conhecimento para novos desafios em gestão.

Belo Horizonte - MG

Próximas turmas: MAR - 11

  Inscrições abertas.

Local: FDC, Campus Belo Horizonte
Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho - BH​

Início em 11/03/2020

Aulas: Segundas, Terças e Quartas das 19h às 22h30
Ênfases: Marketing, projetos, negócios e finanças

Carga Horária: 455 horas/aula

Investimento: R$32.500,00 (trinta e dois mil e quinhentos reais).
Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação​​.​

Condições de pagamento:​ Parcelamento em até 24 vezes no cartão ou 18 vezes no boleto, com juros de 0,57% ao mês.
​*Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

Próximas turmas: MAR - 15

  Inscrições abertas.

Local: FDC, Campus Belo Horizonte
Rua Bernardo Guimarães, 3071 - Santo Agostinho - BH​

Início em 15/03/2020

Aulas: Quinzenais às sextas das 19h às 22h30 e aos sábados de 8h30 às 18h30.

Carga Horária: 450 horas/aula

Investimento: R$32.500,00 (trinta e dois mil e quinhentos reais).
Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação​​.​

Condições especiais para matrícula antecipada: 1º Lote: desconto de R$ 3.250,00 para matrículas até 12/02/2020
2º Lote: desconto de R$ 2.275,00 para matrículas até 13/03/2020
3º Lote: desconto de R$ 1.625,00 para matrículas até 10/04/2020
Condições não-cumulativas com outros benefícios.

Condições de pagamento:​ Parcelamento em até 24 vezes no cartão ou 18 vezes no boleto, com juros de 0,57% ao mês.
​​*Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

Inscreva-se

Diferenciais

ÊNFASE EM NEGÓCIOS
Profissionais de diferentes áreas de atuação e interesse, encontram na ênfase de negócios a oportunidade de se preparar para atuar em contextos complexos nas organizações, planejando e executando estratégias, alcançando a excelência com resultados superiores, e inovando em produtos, serviços, processos ou novos modelos de negócios.

ESCOLHA DO CONTEÚDO
O Programa oferece um leque de disciplinas obrigatórias e eletivas, a partir do qual o participante define parte da sua grade curricular, podendo, inclusive, cursar disciplinas em outras Ênfases, de acordo com sua necessidade de formação em gestão.

FLEXIBILIDADE NO PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS DISCIPLINAS
Durante parte do Programa, o participante poderá cursar disciplinas durante a semana e/ou fim de semana, de acordo com a sua disponibilidade, reduzindo, assim, o período de duração do curso.

AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA
O participante poderá, também, ampliar a carga horária total do Programa, cursando além das 450 horas-aula, de acordo com sua necessidade, disponibilidade de tempo e de recursos financeiros.

GESTÃO DE CARREIRA
Atividades extracurriculares em que o participante tem a oportunidade de revisitar as suas escolhas de carreira, avaliando o “onde estou” e “para onde vou” em um contexto de globalização e em constante transformação. Como protagonista de sua história, ele aprende a lidar com a evolução da carreira de forma planejada.

CORPO DOCENTE
Professores com profunda e reconhecida experiência e atuação no mercado.

NETWORKING
Intensa troca entre os participantes das diversas Ênfases.

MODELO DIFERENCIADO DE TCC
Uma proposta de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC que potencializa o processo de aprendizagem ao longo do Programa por meio de conexões entre conhecimento, experiências e práticas profissionais.

MÓDULOS OPCIONAIS
Internacional: para profissionais que desejam vivenciar uma experiência educativa com as instituições parceiras da FDC no exterior.
Brasil: encontro imersivo nacional de participantes e ex-participantes da Pós-Graduação.

Resultados

Foco na aplicabilidade do conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de capacidade crítica e visão sistêmica.

Estrutura

O Programa é estruturado em quatro blocos denominados Percursos, totalizando uma carga horária mínima de 450 horas-aula*, a serem cursadas em até dois anos.

A flexibilidade da escolha de parte do conteúdo se dá no "Percurso 3".

Outras modalidades de certificação

DISCIPLINAS ISOLADAS Para o profissional de formação superior que tenha necessidades pontuais de conhecimento em gestão, o Programa oferece a possibilidade de cursar disciplinas isoladas (de 18 a 54 horas-aula), obtendo uma declaração de sua participação.

ATUALIZAÇÃO Modalidade indicada para o profissional com formação superior que deseja estar em dia com o estado da arte em sua área de atuação e interesse. Cursando uma carga horária de 72 a 198 horas-aula, o participante obtém o certificado de Atualização em Gestão.

APERFEIÇOAMENTO Destinada ao profissional com nível superior que deseja expandir seus conhecimentos em gestão. O participante obtém o certificado de Aperfeiçoamento em Gestão cursando de 216 a 414 horas-aula.

PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGUNDA ÊNFASE O ex-participante do Programa de Pós-Graduação, ao cursar a segunda Ênfase, aproveita parte da carga horária cursada na primeira. Este aproveitamento está condicionado ao prazo máximo de 60 meses da data de início da primeira Ênfase. A segunda Ênfase está vinculada, também, com o desenvolvimento de um novo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Depoimentos

A escolha pela FDC foi a decisão mais acertada para minha formação profissional. Além dos professores, a flexibilidade da grade e o nível dos colegas de sala contribuíram para a troca de experiências entre diferentes áreas de atuação. Com a conclusão do Programa veio o reconhecimento da empresa, através de uma promoção dentro da estrutura. A FDC é uma instituição altamente respeitada no mercado e ajuda a abrir portas para seus alunos.

Cláudio Mauricio Reimão de Melo, Ênfase em Negócios

O curso da FDC nos coloca em contato com conteúdo e professores de alto nível, que passam conhecimentos que vão além da literatura existente. Outro ponto de destaque é o networking gerado com os participantes, que nos faz enxergar a teoria aplicada a várias indústrias e realidades diferentes. A Fundação nos estimula a buscar excelência em todas as ações que executamos, um aprendizado que levamos para a vida.

Pedro Reis, Gerente de Marketing, Prodap

Sempre tive vontade de estudar na Fundação Dom Cabral. Não por causa do título, mas por entender que a interação com pessoas de alto nível de experiência, com uma metodologia que se baseia na prática das empresas, alinhada a professores altamente especializados, poderiam fazer toda a diferença no modo como enxergo o mundo corporativo. Para minha surpresa, o nível de aprendizado e conhecimento foram muito maiores do que esperava, e ainda tive, por meio do Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDI), conhecimento sobre meus pontos fortes e pontos que poderia melhorar, mudando radicalmente minha vida profissional. A Fundação foi feita para alunos que querem crescer, pois a instituição tem muito a oferecer além do curso, palestras, pesquisas e networking. Minha sugestão para os alunos é que se dediquem e absorvam todo o conhecimento disponível porque, se desejarem pouco, será um desperdício.

Julio César Damião, Diretor, Global Capital Consultoria

A Especialização na FDC sempre fez parte do meu planejamento profissional, desde a graduação em Engenharia. Durante esse período, fui capacitado por professores de excelente nível com experiências práticas, que me permitiram criar competências para alavancar minha carreira como Consultor de Negócios. Além disso, as atividades extracurriculares de Gestão de Carreira e o Módulo Internacional foram imprescindíveis para o êxito do programa.

Leonardo Farias Campos, Consultor de negócios, Smart Inteligência Empresarial

A participação na Especialização da FDC fez da minha empresa um grande laboratório. Gestão tornou-se palavra constante nas reuniões, assim como processo, estratégia, inteligência competitiva. A interação com os colegas fez surgir boas amizades e parcerias profissionais. Valeu a pena!

Rafael Araújo, Jornalista, Diretor Executivo, Árvore de Comunicação

Conteúdo

Percurso 1

O Indivíduo na Organização e na Sociedade

O participante desenvolve competências que permitem uma reflexão sobre a lógica e as dinâmicas inter e intraorganizacionais, bem como sobre os fatores cruciais do processo de decisão e liderança em contextos cada vez mais globais, diversos e inter-relacionados.

Este Percurso permite ainda ao participante tomar maior consciência de si, desenvolver a capacidade de reflexão sobre atitudes, valores e contextos como caminho de construção de relacionamentos conscientes e sustentáveis. Esse Percurso é composto por quatro disciplinas obrigatórias que somam 72 horas-aula.

Percurso 2

Leitura sistêmica da organização em um caso real

No Percurso 2 o participante conhece os elementos centrais de gestão empresarial nas áreas de Finanças, Estratégia, Marketing, Pessoas, Projetos e Sustentabilidade.

Utilizando um estudo de caso como eixo central, os participantes são desafiados a resolver problemas de uma empresa real.

Ou seja, a partir de situações-problema que impactam na estratégia da empresa, os participantes são convidados a refletir e construir soluções sustentáveis que envolvam a revisão e a articulação de todas as áreas da gestão.

Obrigatório para todas as Ênfases, o Percurso 2 totaliza 54 horas-aula. Além das atividades presenciais, esse módulo exige disponibilidade para estudo extraclasse e preparação de atividades a distância.

Percurso 3

Competências Técnicas para a Gestão

No Percurso 3, o participante cursa as disciplinas técnicas relacionadas Ênfase de Negócios. É nesse Percurso que o participante escolhe grande parte do conteúdo, definindo a grade curricular de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais, atuais e futuros.

Para prosperar no atual ambiente empresarial os profissionais devem ter uma visão sistêmica e estratégica dos negócios, dominando práticas e metodologias de gestão e sendo capazes de empreender em startups, scale-ups ou organizações já estabelecidas.

O participante dessa Ênfase deverá combinar disciplinas obrigatórias e eletivas da Ênfase em Negócios com disciplinas das outras Ênfases do Programa.

Esse Percurso tem como carga horária mínima 288 horas-aula, que pode ser ampliada de acordo com o interesse e as possibilidades do participante.

Assessoria para Customização Curricular - ACC

Para apoiar e orientar a escolha da Ênfase e das disciplinas que vai cursar, o participante conta com a assessoria da Equipe Técnica do Programa, presencialmente e por vídeos.

Percurso 4

Prática

O Percurso 4 é constituído pela disciplina Business Design e tem por objetivo colocar os participantes em uma situação real de mercado, em que possam aplicar, experimentar e ampliar os conceitos aprendidos ao longo do Programa. Trata-se de uma oportunidade especial de aplicação e consolidação do conhecimento em gestão.

Tem como produto final um Projeto que pode ser desenvolvido para a própria empresa ou para uma empresa de interesse ou, ainda, criar uma nova empresa.

PORTFÓLIO DE EXPERIÊNCIAS E REALIZAÇÕES - PER

Um outro diferencial do Programa é o nosso modelo de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que por ser um PORTFÓLIO DE EXPERIÊNCIAS E REALIZAÇÕES - PER vai além de uma dissertação acadêmica.

Ao longo do Curso você irá construir o seu PER e será desafiado a refletir sobre sua trajetória específica no Programa, vis-à-vis seus objetivos de carreira e formação. O PER funciona também como um instrumento que potencializa o processo de aprendizagem na medida em que facilita as associações e conexões dos conteúdos trabalhados com a experiência profissional de cada um.

Esse processo de construção estimula o pensamento crítico, que constitui uma das competências consideradas fundamentais para os empregos do futuro.

contatos
contatos