MPA - Mestrado Profissional em Administração

Apresentação

O Mestrado Profissional da Fundação Dom Cabral está voltado para o mercado de trabalho – empresarial ou acadêmico.

Tem por objetivo formar profissionais que pretendem ocupar funções relevantes na direção em suas organizações, que desejam se capacitar para uma carreira acadêmica e que sejam inovadores e capazes de alinhar rigor acadêmico às exigências das organizações dos mais diversos segmentos e setores em escalas nacional e internacional.

Sua realização apoia-se na larga experiência de 40 anos da Fundação Dom Cabral em trabalhar de maneira integrada com empresas de portes e setores diversos. Esse relacionamento permite que a dinâmica atual dos negócios seja trazida para a discussão, fazendo com que o MPA – Gestão Contemporânea das Organizações seja uma fonte de transformação e diferenciação na carreira dos executivos. Para tal, o Programa adota metodologia centrada no participante, privilegiando a análise de problemas reais e a adoção de abordagens inovadoras.

Nova Lima - MG

Próximas turmas: JUL - 30

Início em 2020

Local: FDC, Campus Aloysio Faria - Av. Princesa Diana, 760 - Alphaville Lagoa dos Ingleses - Nova Lima/MG.

Periodicidade das aulas: Módulos mensais, com aulas às quintas, sextas e sábados, das 09h às 18h30.

Carga Horária: 360 horas/aula

Investimento: R$113.000,00 (Cento e treze mil reais).
Neste valor não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.​​

Condições Especiais: Professor Associado R$ 96.050,00 (noventa e seis mil e cinquenta reais).
Ex-participante FDC: R$ 97.180,00 (noventa e sete mil e cento e oitenta reais).
Ex-participante Executive MBA FDC: R$ 83.620,00 (oitenta e três mil e seiscentos e vinte reais).

Formas de Parcelamento: Até 3x sem juros (meses subsequentes).
​Até 24x com juros de 0,57% ao mês (parcelas fixas).

Nestes valores não estão inclusas despesas de hospedagem, transporte e alimentação.

Inscreva-se

O que é um Mestrado Profissional?

O Mestrado Profissional é um Programa de Pós-graduação stricto sensu que se destina àqueles profissionais que queiram se aprofundar em uma área do conhecimento visando sua aplicação no mercado de trabalho.

O MPA é um Programa rigorosamente avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Metodologia

O Programa é estruturado em duas linhas de pesquisa, na qual o participante opta por uma delas: Estratégia Liderança.

Há encontros mensais onde ocorrem debates, conversas e seminários que possibilitam trocas de experiências entre os participantes, de forma que estes obtenham insumos para desenvolver seus Projetos A estrutura do Programa cria contextos sociais, criando um ambiente que fortalece as relações pessoais.

Participantes

Destinado a profissionais de nível superior com diplomas de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que buscam titulação de mestre e/ou verticalizar a área de análise para Estratégia e Liderança.

Resultados

• Foco efetivo na linha profissional.
• Capacidade de aliar aporte teórico direcionando o conhecimento para as organizações.
• Desenvolvimento pessoal que colabora com a ampliação da capacidade analítica do participante, de forma que ele antecipe situações e problemas das empresas.

Diferencial do Programa

• Conselho de Executivos
O Conselho é formado por executivos que possuem notório saber nos temas vinculados às áreas de pesquisa do Programa, aliado à experiência em organizações de grande expressão. No Programa há uma oportunidade única de compartilhar – seja nos seminários de pesquisa, nas bancas ou em salas de aula – a vivência e a expertise destes executivos.
Esse grupo, além das reuniões de trabalho junto ao Colegiado, se reúne 3 vezes para apoiar o programa:

• Plataforma do conhecimento
Comunidade constituída pelos conselheiros do programa que tem por objetivo discutir temas vinculados à gestão contemporânea das organizações por meio de pesquisas, estudos, seminários etc.

• Café com Conhecimento
Encontro mensal onde há troca de conhecimento entre alunos, professores, conselheiros, empresários convidados, ex-participantes, dentre outras pessoas que contribuem para o desenvolvimento dos participantes.

Estrutura do Programa

ÁREAS DE ANÁLISE

Estratégia
Contempla estudos sobre formação de cadeias e redes globais, estratégias colaborativas, gestão da inovação e suas relações com a produtividade. Esses são temas contemporâneos relevantes para a dinâmica e o desenvolvimento das organizações, bem como para o seu posicionamento no mercado global.

Conhecimentos pertinentes às áreas de economia, finanças, estratégia, logística e inovação integram esses estudos, que têm, portanto, caráter multidisciplinar e que aqui são tratados numa perspectiva sistêmica.

Liderança
Congrega estudos multidisciplinares voltados para o desenvolvimento de pessoas e lideranças nos níveis estratégico, tático e operacional das instâncias privadas e públicas e do terceiro setor. Investiga o fenômeno da liderança e seus diferentes estilos, a inter-relação entre o macrocontexto organizacional, as competências e o comportamento de líderes.

Conhecimentos pertinentes às áreas de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho, das Ciências Sociais, da Psicanálise, do Urbanismo, entre outras, convergem nessa linha.

Processo Seletivo

O candidato deverá comprovar formação acadêmica, ter experiência profissional e ter conhecimento intermediário em inglês para leitura.

Além desses fatores, a banca examinadora do processo seletivo do MPA levará em consideração a motivação do candidato, a adequação da proposta de estudo às linhas de pesquisa do MPA e as potenciais contribuições ao desenvolvimento das organizações e da sociedade.

As etapas do processo seletivo são:

Etapa 1: ​Preenchimento e envio da Ficha de Inscrição

Acesse aqui a Ficha de Inscrição.

Etapa 2: Análise da Documentação

Os documentos solicitados são:

*A documentação deve ser enviada após envio da Ficha de Inscrição, para Cristiane Aguiar, via e-mail: cristiane.aguiar@fdc.org.br​.

Etapa 3: ​Entrevista com os pré-selecionados pela banca de admissão​

Após a aprovação nas etapas anteriores, o candidato será convocado para uma entrevista com a banca de admissão do MPA no Campus de Belo Horizonte da FDC. Nessa etapa, o candidato fará um teste de interpretação de texto em inglês e apresentará verbalmente sua proposta de estudos para o Programa.

Para essa etapa, sugere-se que o candidato ao MPA leia o regimento do Programa como procedimento. Para ter acesso ao regimento interno, clique aqui.

Etapa 4: Divulgação dos Resultados Finais

Após esta Etapa, os candidatos aprovados no processo seletivo serão comunicados formalmente.

Etapa 5: Efetivação de Matrícula

Nesta etapa, os candidatos serão orientados sobre como proceder para efetivar a matrícula. Documentos necessários para a matrícula:

Informamos que as vagas do programa são limitadas e que a garantia de participação dar-se-á somente mediante a assinatura do contrato.

*Os candidatos que obtiveram seu diploma de graduação no exterior devem apresentar, obrigatoriamente, a revalidação de seu título por uma universidade pública brasileira (conforme a Resolução MEC/CNE nº 8 de 04/10/2007).

Conteúdo, Calendário e Carga Horária

Coordenação

Coordenação
- Rosileia Milagres

Coordenador adjunto
- Samir Lótfi Vaz.

Colegiado
O colegiado do MPA da FDC conta com a participação dos seguintes professores:


Saiba quais são as responsabilidades do colegiado no capítulo II do Regimento do Programa.

Professores

(corpo docente sujeito a alterações)

Rosiléia Milagres (Rosiléia das Mercês Milagres)

Rosiléia Milagres é professora na área de estratégia empresarial. Atua como coordenadora técnica do mestrado profissional – Gestão Contemporânea das organizações - e do curso de Especialização na ênfase Gestão de Negócios. É também pesquisadora da Fundação Dom Cabral tendo desenvolvido várias pesquisas sobre estratégias colaborativas e formação de redes de cooperação. É coordenadora do Centro de Referência em Governança Social integrada. Rosiléia tem doutorado em Economia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Copenhagen Business School e mestrado em Economia, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela atua em programas de mestrado, pós-graduação, parcerias, abertos e customizados na FDC. Já atuou em empresas como o Itaú Unibanco, Anglo-American, Boticário, Embrapa, Fiat, WEG, Belgo Mineira, Rhodia, Banco do Nordeste, Samarco, Fiemg, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Dixie Toga, Votorantim Celulose e Papel, Camargo Correa, entre outras. Prof. Milagres atua como pesquisadora convidada na Copenhagen Business School (Dinamarca). Já foi professora no Centro Universitário UNA, Faculdades Integradas Newton Paiva e na UFMG. É autora e coautora de capítulos de livros, artigos, trabalhos técnicos, relatórios de pesquisa e publicações nacionais e internacionais.

​Samir Lótfi (Samir Lótfi Vaz)​​​​​​

Samir Lófti Vaz é professor de estratégia na FDC e membro do corpo docente nos programas de Mestrado e EMBA. Atualmente, está coordenando o Programa de Especialização em Gestão e é pesquisador no Centro de Estratégia e Negócios Internacionais. Os seus interesses de pesquisa abrangem dois campos: execução de estratégias e média gerência. Ele trabalhou em programas de educação executiva com várias empresas, como Bradesco, Inhotim, Sicredi, Sicoob, Midea Carrier, AeC e Incaper. Vaz é doutor em Administração na FGV, obteve seu mestrado em Estratégia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2010 sob a supervisão de Jacques Marcovitch e obteve o diploma de Administração em 2006 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ana Burcharth (Ana Luiza Lara de Araújo Burcharth)

Ana Burcharth é professora nas áreas de gestão da inovação e estratégia e pesquisadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Atuou como professora adjunta na Escola de Negócios da Universidade de Aarhus (Dinamarca). Ana tem Ph.D. em Administração pela Universidade de Aarhus e Mestrado em Inovação, Conhecimento e Dinâmica Econômica pela Universidade de Aalborg (Dinamarca). Foi Consultora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais. Ela atua em programas de pós-graduação e customizados na FDC, além de desenvolver programas para grandes e médias empresas. Ela também é coordenadora do CRI Minas (Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais), uma comunidade de prática em gestão da inovação entre as principais empresas do Estado. Possui diversas publicações em revistas acadêmicas reconhecidas internacionalmente e na mídia especializada.

contatos
contatos