Parceiros para a Excelência - PAEX

Um modelo de gestão com foco em resultados para médias empresas.

O PAEX - Parceiros para a Excelência é um Programa que reúne empresas de médio porte interessadas em aumentar sua competitividade e elevar seus resultados. Uma Parceria baseada na construção gradativa de um modelo de gestão através da implementação de ferramentas gerenciais e estratégicas, do intercâmbio de experiências e do conhecimento.

O PAEX integra aproximadamente 500 empresas do Brasil, Paraguai e Portugal, o que garante uma riquíssima troca de experiências e aprendizados.

Participantes

Empresas de médio porte, reunidas em uma mesma região, não concorrentes entre si e em processo contínuo de desenvolvimento.

Atividades

Desenvolvimento/Revisão do Projeto Empresarial
​• Elaboração/Revisão do planejamento estratégico e da visão de futuro da empresa, reavaliando individualmente o seu negócio.

Avaliações Gerenciais Mensais – AGM
​• Avaliação de resultados, controle de metas e acompanhamento das iniciativas para alcance dos objetivos estratégicos definidos no Projeto Empresarial.

Monitorias
​• Aplicação prática do conhecimento em gestão com especialistas nas áreas de Marketing e Vendas, Processos, Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outros, implementadas de acordo com as necessidades de cada empresa.

Programa de Desenvolvimento de Dirigentes - PDD
​• Anualmente, três executivos por empresa participam de um programa de formação de 96 horas, composto por seis módulos, com ênfase em Estratégia, Marketing e Vendas, Finanças, Pessoas, Processos e Projetos.

Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Avançado - PDDA
​• Espaço de discussão de temas emergentes da gestão para o principal executivo da empresa.

Intercâmbio
​Troca de experiências entre os parceiros da rede de empresas, estimulada pelos seguintes encontros:

​• Comitê de Presidentes – Em um grupo restrito, integrado pelo principal dirigente de cada organização parceira, temas atuais e problemas comuns são discutidos, promovendo o desenvolvimento e a integração de executivos.
​• Encontro de Dirigentes – Gestores se reúnem e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional.
​​• Encontro Anual da Rede – Presidentes e principais executivos das organizações associadas ao PAEX reúnem-se para discutir, abrindo oportunidade de intercâmbio com outras empresas, setores, países e culturas. O encontro é também uma oportunidade para a troca de ideias sobre cenários como forma de subsidiar a elaboração do Projeto Empresarial.

Resultados

• Redefinição da estratégia de gestão da empresa com base em um modelo integrado.
• Definição de indicadores de performance da organização.
• Acompanhamento periódico de metas.
• Ampliação dos horizontes a partir do contato com a vanguarda da gestão empresarial.
• Intercâmbio entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão.
• Implementação de metodologias de gestão em Marketing e Vendas, Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Finanças, Operações e Logística, entre outras.
• Melhoria nos resultados econômico-financeiros.
• Capacitação dos gestores da organização.

Investimento

​Condição especial para clientes Santander: 10% de desconto no valor do investimento + 1 vaga adicional no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes do PAEX. Consulte a FDC sobre valores. ​

Depoimentos

"Prestes a completarmos o terceiro ano de PAEX, é sensível o quanto a parceria com a FDC tem agregado valor à nossa empresa. Destacamos como pontos fortes desse trabalho a disciplina imposta pela rotina das AGMs, os ganhos proporcionados com a educação de nossos dirigentes e executivos por meio dos PDDs, o trabalho focado e customizado de estruturação e revisão de processos por meio das monitorias e, finalmente, o benchmark e a inspiração proporcionada pelos encontros e intercâmbios com os demais participantes do programa. Tudo isso tem ampliado a qualidade da nossa gestão e nos oferecido maior segurança na tomada de decisões, tanto estratégicas quanto operacionais, contribuindo com as bases do nosso crescimento no presente e no futuro."

Altamir Filadelfi Cabral, Diretor Comercial, Via Pajuçara Transportes

"A Oncomed iniciou no PAEX em 2012 diante do projeto de construção de um novo hospital em Belo Horizonte, com o objetivo de aprimorar o modelo de gestão e se preparar para as mudanças propostas por esse grande desafio. Com o apoio da Fundação Dom Cabral, temos, hoje, uma visão mais clara do negócio, com indicadores de performance efetivos que nos auxiliam na tomada de decisões. A metodologia utilizada para a construção do Planejamento Estratégico e as ferramentas de análise dos resultados trouxeram uma maturidade notória para a equipe de gestão. Além disso, as monitorias contribuem, de forma expressiva, para o alinhamento da estratégia com a operação"

Amândio Soares Fernandes Junior, Diretor Financeiro, Oncomed

"É de grande importância o resultado do trabalho que estamos realizando juntamente com a Fundação Dom Cabral, desde janeiro de 2014, preparando a Santa Casa da Bahia para grandes desafios. Assim, conseguimos acompanhar as melhores práticas em negócios e aplicá-las. Fortalecer o corpo técnico, diretivo e demais colaboradores é projetar a Santa Casa para o futuro. A profissionalização da gestão já apresenta resultados. Com a metodologia de trabalho praticada, conseguimos perceber uma significativa mudança nos processos. O planejamento estratégico definiu uma linha do tempo para as nossas ações até 2018, sempre em constante revisão. Tudo isso contribui para a perpetuação da instituição e para o sucesso dos negócios, além de enriquecer nosso patrimônio humano com ações práticas."

Roberto Sá Menezes, Provedor, Santa Casa da Bahia

contatos
contatos